Pergunta ao Governo N.º 684/XI/2

Formação de professores

As mais recentes metodologias de avaliação de professores têm como ponto obrigatório a realização de formação.

Não obstante está imposição, a formação contínua dos profissionais é um aspecto que deve merecer a melhor atenção, não só como forma de valorização do profissional mas também como forma de qualificar a actividade desenvolvida.

A reestruturação ao nível das estruturas de formação de professores, extinguiram os centros de formação, de maior proximidade, substituídos por estruturas com a área de abrangência das Equipas de Apoio às Escolas.

Em vistas recentes foram-nos levantadas preocupações com a formação que as estruturas do ministério não estarão a disponibilizar. Isto faz com que os professores tenham de recorrer a formação aos fins-de-semana e a pagar essa mesma formação. Este facto vai contra a gratuidade da formação consagrada na Lei de Bases da Educação.

Posto isto, e com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio e com carácter de urgência, perguntar ao Governo, através do Ministério da Educação, o seguinte:

1. Qual a estratégia de formação de professores que se encontra a ser desenvolvida pelo ministério?

2. Quais as funções atribuídas aos responsáveis pela formação em cada Equipa de Apoio?

• Educação e Ciência
  • Perguntas ao Governo