Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

FEAG - Nokia - Finlândia

O relatório considera que a Finlândia tem direito a uma contribuição financeira ao abrigo do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização relativa à candidatura apresentada, na sequência do despedimento de 4.509 trabalhadores da Nokia, estando 3.719 abrangidos pelas medidas co-financiadas, sendo mobilizados 9.810.000 euros.
Este instrumento permite atribuir um apoio financeiro aos trabalhadores despedidos – apoio esse necessário mas sempre insuficiente face à perda de um posto de trabalho. Mas este problema não resolve a questão de fundo nem pode ocultá-la. A destruição de postos de trabalho, a ausência de trabalho, é inerente ao sistema capitalista e à sua crise estrutural. É esta crise que conduz todos os dias ao encerramento e deslocalizações de empresas. As soluções devem ser traduzidas em políticas activas de emprego e rejeitar toda e qualquer linha política que conduza ao aumento do desemprego e da precarização das relações laborais (liberalizações, privatizações, etc.).
A Nokia, com esta nova vaga faz aumentar para mais de 6.000 o número de trabalhadores afectados pela decisão da empresa de deslocalizar as suas unidades de produção, concepção e desenvolvimento para a Ásia, que fazem parte de um inaceitável plano global de supressão de 17 000 postos de trabalho na Nokia Corporation até ao final de 2013.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu