Pergunta ao Governo N.º 459/XII/2

Falta de vacinas da gripe na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Covelo, do ACES Grande Porto VI ¿ Porto Oriental

Falta de vacinas da gripe na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Covelo, do ACES Grande Porto VI ¿ Porto Oriental

Tomámos conhecimento que desde o dia 8 de outubro de 2012 que a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Covelo do ACES Grande Porto VI – Porto Oriental, se encontram esgotadas as vacinas da gripe e que se previa a sua existência só a partir do dia 29 de outubro de 2012.
Segundo apurámos, houve mesmo orientações para os médicos de família não passarem a receita da vacina da gripe para os grupos de risco, como os idosos, mesmo sabendo que esta se encontra esgotada.
A falta das vacinas da gripe penaliza principalmente os grupos mais vulneráveis, devido ao impedimento de tomarem a vacina em outubro, quando as alterações climáticas que decorrem neste período podem ter consequências negativas no seu estado de saúde.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. O Governo tem conhecimento desta situação?
2.Confirma a falta de vacina desde o dia 8 de outubro? Já foi ultrapassado este problema, isto é, a vacina da gripe foi reposta no dia 29 de outubro como estava previsto?
3. A falta da vacina da gripe também se estendeu a outras unidades de saúde do SNS? Quais?
4.Por que razão se verificou a falta da vacina da gripe, neste período crítico para os grupos de risco?
5. Caso o problema ainda não esteja resolvido, quando prevê o Governo a reposição do stock?

  • Saúde
  • Assembleia da República