Pergunta ao Governo

Falta de recursos no Destacamento Territorial de Portimão da GNR

Em visita recente à região do Algarve tivemos conhecimento de alguns problemas com recursos, humanos e veículos, no destacamento territorial de Portimão da GNR.

Esta escassez é tanto de recursos humanos como de meios para a mobilidade dos militares.

A escassez de militares da GNR é infelizmente extensiva a outras regiões do país onde a formação de novos militares não consegue compensar a passagem a reserva dos militares que vão saindo. No destacamento a que nos estamos a referir, revestem-se de especial preocupação os postos territoriais de Odeceixe e de Monchique.

Também a não renovação da frota e as limitações na utilização de combustíveis têm reflexos no patrulhamento, principalmente em regiões em que as populações estão muito dispersa no território, como acontece no Barlavento Algarvio. Isto num território que tem sido algo crescente da criminalidade, nomeadamente aquele que vitima os mais idosos, como tivemos oportunidade de ouvir relatar na freguesia rural de Barão de S. João.

Posto isto, e com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio e com carácter de urgência, perguntar ao Governo, através do Ministério da Administração Interna, o seguinte:

1. Quando está previsto reforço de meios humanos para aquele Destacamento Territorial?

2. Que constrangimentos existem no âmbito da manutenção e reestruturação da frota automóvel?

3. Quando serão ultrapassados?

4. Que constrangimentos coloca à actividade da GNR a carência de recursos a cima exposta?

• Segurança das Populações
  • Perguntas ao Governo