Pergunta ao Governo N.º 482/XII/3.ª

Falta de médicos no concelho de Salvaterra de Magos

Falta de médicos no concelho de Salvaterra de Magos

A prestação de cuidados de saúde primários às populações do concelho de Salvaterra de Magos passa por uma situação gravíssima.
Depois do encerramento das extensões de Muge e do Granho, são agora as extensões de Glória do Ribatejo e de Foros de Salvaterra que funcionam em condições extremamente precárias devido à falta de médicos.
O Centro de Saúde de Salvaterra de Magos dispõe apenas de quatro médicos, dois dos quais já requereram a aposentação. Um dos dois médicos que prestam serviço na Glória do Ribatejo está em vias de cessar funções. O médico que presta serviço em Foros de Salvaterra termina o contrato em Junho próximo.
Em síntese, o concelho de Salvaterra de Magos não dispõe sequer de metade dos médicos que seriam necessários tendo em conta o número de utentes a que é necessário acorrer.
Perante esta situação, já extremamente grave, mas ainda assim suscetível de piorar a curto prazo, pergunto ao Governo, ao abrigo da alínea d) do artigo 156.º da Constituição e da alínea d) do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, através do Ministério da Saúde, que medidas vão ser tomadas para garantir a contratação de médicos que permitam responder às carências gritantes do concelho de Salvaterra de Magos a nível dos cuidados de saúde primários.

  • Saúde
  • Assembleia da República