Pergunta ao Governo N.º 231/XII/1

Falta de condições de segurança na estação ferroviária do Entroncamento

A estação ferroviária do Entroncamento não reúne as condições mínimas de segurança exigíveis para uma infra-estrutura ferroviária com a sua dimensão e importância. Trata-se de uma das mais importantes e movimentadas estações ferroviárias do nosso país, pela qual circulam diariamente milhares de passageiros.

Porém o atravessamento das suas onze linhas é feito pelos utentes sem o mínimo de condições de segurança. A consequência deste estado de coisas é a ocorrência de acidentes mortais como o que aconteceu no passado dia 12 de Junho devido a um atropelamento pelo comboio Alfa.

Ainda recentemente a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo aprovou uma moção chamando a atenção para este problema e referindo as múltiplas diligências que as autarquias locais da região têm feito junto da REFER para que sejam efectuados os necessários melhoramentos da estação do Entroncamento.

Nestes termos, ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e da alínea d) do n.º 1 do artigo 4º do Regimento da Assembleia da República pergunto à Secretaria de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações para quando é possível prever a realização de obras na estação ferroviária do Entroncamento que permitam melhorar as respectivas condições de segurança.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Segurança das Populações