Comunicado do Secretariado do Comité Central do PCP

Faleceu António Simões de Abreu

O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português informa que faleceu na madrugada de hoje, dia 14 de Dezembro, no Hospital Curry Cabral, onde se encontrava internado, o Engenheiro António Simões de Abreu, 82 anos, militante do PCP e destacado democrata e resistente antifascista.

António Simões de Abreu aderiu ao PCP em 1942, quando era estudante no Instituto Superior Técnico, mantendo-se sempre fiel ao PCP, às suas convicções e princípios, a que aderiu quando era ainda muito jovem e aos quais dedicou grande parte da sua vida.

António Simões de Abreu foi um destacado e coerente antifascista. Foi membro das Comissões Centrais do Movimento de Unidade Democrática Juvenil e do Movimento Nacional Democrático. Participou em numerosas acções contra o fascismo e teve activa participação no âmbito da actividade do Movimento de Unidade Antifascista (MUNAF). Foi um dos negociadores do Acordo que levou à fusão das candidaturas do Dr. Arlindo Vicente e do General Humberto Delgado, em 1958.

António Simões de Abreu foi preso seis vezes pela PIDE e afastado pela ditadura das funções de Assistente no Instituto Superior Técnico e na Faculdade de Ciências de Lisboa, funções que só recuperou depois do 25 de Abril de 1974.

António Simões de Abreu era pai de António Abreu, membro do Comité Central do PCP e ex-vereador da Câmara Municipal de Lisboa.

O corpo de António Simões de Abreu encontra-se na Casa Mortuária da Igreja de S. João de Deus (Praça de Londres), e o funeral realiza-se amanhã, quinta-feira, pelas 15h00, para o Cemitério do Lumiar.