Faleceu Álvaro Favas Brasileiro

É com profundo pesar que o PCP informa do falecimento de Álvaro Favas Brasileiro, destacado militante comunista e resistente Anti-fascista.

Filho de camponeses, Álvaro Favas Brasileiro nasceu em Alpiarça, a 2 de Março de 1935. Pertenceu ao MUD juvenil e fez parte da Comissão de Apoio à candidatura do General Humberto Delgado. Já como membro do PCP foi preso em Alpiarça e levado para o Aljube, e mais tarde ainda para Caxias.

Depois da sua saída da prisão, é novamente chamado para tarefas políticas. Assim, em 1969 faz parte da Comissão de Apoio à campanha eleitoral do MDP – CDE. No final dos anos sessenta ajudou a formar e a organizar as comissões de defesa dos seareiros de melão e de tomate, nos campos do vale do Tejo. Fez ainda parte da Comissão Nacional do Congresso da Oposição Democrática, em Aveiro. Depois do 25 de Abril foi eleito deputado do PCP na Assembleia da República. Foi ainda Presidente da Assembleia-geral da Coopvinhal, Adega Cooperativa de Alpiarça, presidente da Assembleia-geral da Associação “ Cantinho do Idoso”, Vice-presidente da Assembleia-geral da “Associação de Amigos da Casa Museu dos Patudos”, sendo sócio fundador destas duas associações. Foi membro da Assembleia Municipal de Alpiarça durante vários mandatos.