Exportações de certas categorias de produtos têxteis e de vestuário da China

Expiração do sistema comum de vigilância relativamente às exportações de certas categorias de produtos têxteis e de vestuário da China para diferentes países da União Europeia, a 31 de Dezembro de 2008 - Intervenção de Pedro Guerreiro no PE

Pugnando pela defesa da produção e do emprego com direitos no sector do têxtil e do vestuário, gostaria de utilizar esta oportunidade para fazer uma denúncia e um apelo.

Uma denúncia relativamente ao crescente número de empresas que encerram ou deslocalizam a sua produção, ao aumento do desemprego e de situações de brutal intensificação da exploração dos trabalhadores, que caracterizam a liberalização deste importante sector.

Um apelo para que o Parlamento agende um debate de urgência sobre a situação do sector do têxtil e do vestuário nos diferentes Estados-Membros, nomeadamente, tendo em conta a expiração do sistema comum de vigilância entre União Europeia e a China - que termina a 31 de Dezembro de 2008 -, e igualmente a avaliação do seguimento que foi dado às suas recomendações, aprovadas há cerca de um ano.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Parlamento Europeu