Microfinança é o conjunto de serviços financeiros para indivíduos e PME's com acesso reduzido ao crédito bancário e serviços associados.
Nos países ditos desenvolvidos, em especial na UE, este instrumento tem sido usado em políticas de criação de emprego, inclusão social e igualdade de género, nomeadamente através do Instrumento Europeu de Microfinanciamento Progress, lançado em 2010, que financia intermediários de crédito para aumentar o número de projectos e melhorar as condições em quem acede ao crédito pode obter esses empréstimos. Este instrumento pretende distribuir 46000 microcréditos até 2020, com um orçamento total de 500 milhões de euros.
Este relatório avalia a implementação do Progress e o seu impacte na UE. A utilização do microcrédito tem sido limitada, tendo existido um número elevado de projectos que não foram aprovados; a informação sobre este mecanismo não chega aos seus possíveis beneficiários; a sua eficácia no âmbito da coesão territorial é questionável, quando o instrumento só abrange 20 países; há muitos sectores que fazem parte do mapa da exclusão que não utilizam este mecanismo. Estamos de acordo com esta avaliação pelo que votámos a favor do relatório.