Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Estratégia europeia para a região do Danúbio

Concordamos com a criação de uma estratégia para a região do Danúbio, baseada numa consulta prévia e na cooperação entre os países e regiões que se situam ao longo do seu leito, que promova a coesão económica e social nessas regiões e, sem prejuízo das primeiras, promova a coesão territorial.

A estratégia apresentada "solicita a melhoria da situação ecológica do Danúbio" assim como a elaboração de "um plano global para a conservação e a reconstituição das unidades populacionais naturais". Revela, ainda, ser uma estratégia positiva na proposta de "melhorar o ambiente multicultural da região do Danúbio", o "diálogo cultural", e a protecção do "património cultural e histórico". Entendemos, como referido no documento, que "a implementação desta estratégia não deve interferir nas competências dos governos regionais e locais", devendo assentar numa base de cooperação entre os países e regiões que co-existem nesta região.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • Declarações de Voto