Intervenção de Afonso Sabença, membro da Comissão Política da DN da JCP, Comício da 44.º Festa do «Avante!»

«Esta é a festa de todos os que lutam e anseiam por uma vida melhor»

''

Viva a Festa do Avante!

Festa da vida, da alegria e do futuro! Festa do trabalho e da luta, admirável criação do nosso Partido, do nosso povo e da juventude! Festa que é bandeira da esperança e retrato da democracia avançada com os valores de Abril no futuro de Portugal que queremos construir!

Num abraço solidário, envolvemos todos os militantes e amigos da JCP aqui presentes e todos que, com vontade e criatividade, ergueram esta cidade de força e confiança. Em cada EP, em cada tubo, em cada placa, em cada conversa, há o contributo dos que transformam o sonho em vida, dos que se orgulham da história do seu Partido, dos convictos no seu projecto. Dos que, por mais longa e desafiante que seja a jornada, não desanimam e sorriem sempre à luta.

Por isso, camaradas, aqui estamos. Eis a nossa Festa! Diferente! Sempre importante. Sempre exultante. Sempre bela.

Aqui estamos com a força e a tenacidade do nosso colectivo partidário e com o seu profundo enraizamento nas massas trabalhadoras e juvenis. Para dar combate à política de direita e defender os manuais escolares gratuitos e o fim das propinas. Para denunciar a natureza do capitalismo, esse sistema desumano que condena milhões de crianças à fome, que nega o presente e o futuro à juventude, que explora, que agride, que destrói tudo à sua volta para que punhado tenha tanta riqueza como metade da população mundial, um sistema que não nos deixa respirar.

Esta é a festa de todos os que lutam e anseiam por uma vida melhor. Fazêmo-la pelos que amanhã estarão na luta, pelo emprego com direitos, contra os baixos salários e a precariedade, pelo acesso à escola Pública Gratuita e de Qualidade, Pelo direito à habitação, ao desporto, à cultura e ao lazer, contra as discriminações, sejam elas quais forem, para provar que sim; é possível lutar e viver com segurança e felicidade.

E estamos aqui como estaremos amanhã nas escolas, nos locais de trabalho, nas ruas, a dizer, a luta continua.

Aqui estamos, a Juventude Comunista Portuguesa, a organização de juventude do partido do futuro, do Partido Comunista Português!

É este Partido, que agora assinala o seu centenário, que os jovens comunistas e a JCP celebram e se comprometem a fortalecer, porque é necessário, porque é insubstituível, porque é indispensável aos jovens Portugueses, porque sabemos que podemos contar com o PCP para avançar no sentido de uma sociedade mais justa, rumo à concretização desse sonho milenar de uma terra sem amos!

Viva a Festa do Avante!

Viva a Juventude Comunista Portuguesa!

Viva o Partido Comunista Português!