Declaração de Paulo Raimundo, Secretário-Geral, Concentração de enfermeiros

Os enfermeiros merecem ser reconhecidos e valorizados

''

Estamos aqui perante uma justíssima reivindicação destes profissionais, que dão tudo o que têm, que vestem a camisola do Serviço Nacional de Saúde, que merecem respeito, merecem direitos, merecem aumentos de salários, merecem uma coisa básica que é o fim da precariedade, que não se justifica.

Merecem ser reconhecidos e valorizados, que é coisa que o Ministério da Saúde e o Governo não têm feito.

São estes profissionais, juntamente com os médicos, com os técnicos, que garantem o funcionamento, em muitas dificuldades, do Serviço Nacional de Saúde.

É por isso que eles são reconhecidos também pelos utentes, que os acarinham, que sabem que os enfermeiros tratam dos utentes, mesmo no quadro das dificuldades todas é preciso dar resposta aos problemas que estão levantados.

Responder aos problemas dos enfermeiros, neste caso responder aos problemas com aumentos salariais, valorização da carreira e vinculação efectiva é salvaguardar os direitos desses profissionais, mas é simultaneamente também salvaguardar a forma como os utentes são acolhidos no Serviço Nacional de Saúde e salvar próprio Serviço Nacional de Saúde, que é isso que está em causa.

• Saúde
  • Trabalhadores