Pergunta ao Governo N.º 23/XII/2

Encerramento ilegal da empresa SOSAC (S. Paio de Oleiros, distrito de Aveiro)

Encerramento ilegal da empresa SOSAC (S. Paio de Oleiros, distrito de Aveiro)

Os trabalhadores da empresa SOSAC, sita em S. Paio de Oleiros, concelho de Santa Maria da Feira, foram recentemente confrontados com a decisão ilegal da empresa de encerrar a sua actividade.
Com efeito, os trabalhadores desta fabrica, que produz sacos de papel e emprega cerca de 21 trabalhadores, foram informados, de um dia para o outro, pela entidade patronal "que a empresa estava falida e não irai voltar a trabalhar e que não poderia dar cartas de despedimentos a ninguém".
Importa referir quer esta decisão, além de ilegal, ésurpreendente, uma vez que a empresa sempre teve uma boa carteira de encomendas e laborava intensamente recorrendo, inclusivamente, a trabalho extraordinário.
Com este comportamento, a entidade patronal deixa a vida destes 21 trabalhadores numa situação muito difícil. Na passada segunda-feira, em representação do grupo parlamentar do PCP pude constatar a situação dramática que estes trabalhadores enfrentam e recebemos a informação que o processo judicial de insolvência jáestava em curso e que a ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) jáse tinha deslocado ao local.
Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156ºda Constituição e nos termos e para os efeitos do 229ºdo Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Ministério da Economia e do Emprego o seguinte:
1.ºQue informações possui este Ministério quanto àempresa acima referida?
2.ºTendo em conta que a empresa tinha bastantes encomendas, que razões determinam a presente situação?
3.ºTendo em conta que esta empresa tem dívidas àsegurança social e, muito provavelmente ao fisco, qual vai ser a posição do Governo, nomeadamente no processo de insolvência, quanto ao futuro da empresa e os direitos dos trabalhadores?
4.º Que medidas vai este Ministério tomar para salvaguardar os direitos e os postos de trabalho desta empresa?
5.ºQual foi ou vai ser o resultado das medidas inspetivas levadas a cabo pela ACT na empresa?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Trabalhadores
  • Assembleia da República