Pergunta ao Governo N.º 830/XII/1

Encerramento do Atendimento Complementar no Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo

Encerramento do Atendimento Complementar no Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo

Na passada semana o Grupo Parlamentar do PCP esteve reunido com a Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, onde fomos informados na intenção de encerrar o Serviço de Atendimento Complementar, durante os dias úteis, já a 1 de Outubro próximo.
Perante a nossa preocupação quanto à potencial redução das respostas, foi-nos garantido que esta alteração não significaria uma redução, uma vez que o atendimento é assegurado por uma Consulta de Recurso.
Tivemos já esta semana oportunidade de reunir com a população de Ferreira do Alentejo, onde nos foi manifestada a preocupação com a alternativa, uma vez que é muito comum não haver médico disponível para realizar a Consulta de Recuso por uma lado e por outro, a Consultas de Recurso não tem horária alargado entre as 8h e as 20h, como acontece com o Atendimento Complementar.
A população de Ferreira do Alentejo, envelhecida e com dificuldades de transporte, vê com muita preocupação mais uma alteração na prestação de cuidados de saúde, que somadas ao encerramento de extensões de saúde e ao aumento dos custos com a saúde, afastam os que menos poder económico têm de um serviço que deveria ser universal e gratuito.
É inadmissível que por razões economicistas se encerrem serviços, transferindo, mais uma vez, o custo destas decisões para os portugueses.
Posto isto, e com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio e com carácter de urgência, perguntar ao Governo, através do Ministério da Saúde, o seguinte:
1.Garante o ministério que a Consulta de Recurso em Ferreira do Alentejo, garantirá a cobertura horária até aqui garantida pelo Atendimento Complementar?
2.Uma vez que o comunicado refere que o Atendimento Complementar só se realizará ao Fim-de-Semana, qual será a alternativa para os dias que, não sendo fim-de-semana o Centro de Saúde se encontre encerrado, como por exemplo aos feriados?
3.Estão previstas outras alterações (encerramentos ou abertura de novas valências) no Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo