Pergunta ao Governo N.º 637/XII/3

Encerramento de Serviços do Hospital Pulido Valente

Encerramento de Serviços do Hospital Pulido Valente

Tem-nos chegado diversas informações que nos dão nota do desmantelamento de serviços no Hospital Pulido Valente, que integra o Centro Hospitalar Lisboa Norte conjuntamente com o Hospital de Santa Maria.
Segundo as informações que apurámos, este desmantelamento tem prosseguido de “uma forma cirúrgica e silenciosa”, sem auscultação dos profissionais de saúde, com o objetivo de reduzir despesas, à custa do funcionamento de serviços necessários às populações.
Estão a encerrar serviços no Hospital Pulido Valente, para os concentrar no Hospital de Santa Maria, reduzindo a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde. Um dos exemplos é o serviço de cirurgia geral. Há muitos cirurgiões sem trabalho, porque os blocos operatórios existentes não permitem dar resposta à concentração de serviços e porque não há espaço físico para realizar mais consultas, ficando consultas e cirurgias por fazer, aumentando o tempo de espera dos doentes para aceder aos cuidados de saúde que necessitam. Os doentes não estão a ser tratados no tempo adequado.
Contrariamente ao que o Governo afirma, a redução ou concentração de serviços não visa eliminar redundâncias ou sobreposições de serviços, está sim, a conduzir à redução de capacidade de resposta dos serviços públicos de saúde, somente para reduzir custos, deixando os doentes por tratar.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Quais os serviços do Hospital Pulido valente que já foram concentrados no Hospital de Santa Maria? Quais os que se prevê concentrar?
2.Qual a estratégia do Governo para a organização, funcionamento e valências do Hospital Pulido Valente e do Hospital de Santa Maria?
3.Quais os motivos que justificaram a retirada de serviços do Hospital Pulido Valente?
4.Estas medidas foram discutidas com os profissionais de saúde?
5.A concentração de serviços está a levar ao aumento de tempo de espera para consultas e cirurgias. Face ao exposto, qual a vantagem do ponto de vista clínicos da retirada de valências do Hospital Pulido Valente? É deste modo que melhora o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde que necessitam?

  • Saúde
  • Assembleia da República