O Governo PSD/CDS, seguindo os passos do anterior Governo PS, desencadeou um autêntico ataque aos serviços públicos num processo de reconfiguração do Estado.
Atacando os seus trabalhadores e os próprios serviços, com o encerramento ou a imposição de sérias limitações e constrangimentos ao funcionamento dos mesmos, o Governo PSD/CDS põe em causa serviços públicos fundamentais para os Portugueses para os entregar, da forma mais rentável possível, aos grandes grupos económicos.
Para o PCP, o caminho não pode ser este e a concretizar-se implica sérios prejuízos para todos os trabalhadores, que ficarão com piores e mais caros serviços essenciais, ao mesmo tempo que representa mais negócios e dinheiro do erário público para os grandes grupos económicos.
Neste sentido, importa apurar o que vai o Governo fazer quanto ao encerramento de repartições de Finanças no distrito de Bragança.
De acordo com informações recolhidas pelo Grupo Parlamentar do PCP é intensão do Governo encerrar 9 das 12 repartições de finanças que existem no distrito de Bragança.
Tendo em conta, as distâncias entre concelhos, o envelhecimento da população e as graves carências e problemas sociais que o distrito vive, estes encerramentos são um profundo erro e uma injustiça.
Para que se perceba a dimensão do retrocesso que estas medidas representam um exemplo serve para esclarecer. Um contribuinte, com um problema de IMI, residente em Freixo de Espada à Cinta terá que se deslocar a Vila Flor o que representa cerca de 140 Km, ida e volta, em estradas nacionais.
Assim ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Ministério das Finanças oseguinte:
1.º- Que razões justificam o encerramento de 10 das 14 repartições de Finanças no distrito de Bragança?
2.º Tendo em conta o envelhecimento da população, as distâncias, a falta de transportes públicos e os problemas económicos e sociais que se vivem no distrito como justifica este Ministério estes encerramentos?
3.º Quais são as repartições de finanças que este Ministério quer encerrar no distrito de Bragança?
Pergunta ao Governo N.º 571/XII/3
Encerramento de serviços de repartições de finanças no distrito de Bragança
