Pergunta ao Governo N.º 1872/XII/2

Encerramento de estações dos CTT na cidade do Porto

Encerramento de estações dos CTT na cidade do Porto

Já é longo o ataque que o Governo PSD/CDS desfere contra o serviço público de correios.
Com a intenção de privatizar a empresa CTT, o Governo ataca um serviço público fundamental prestado por esta empresa ao encerrar largas dezenas de estações de correios em todo o país.
De acordo com informações recebidas, o Governo pretende, na cidade do Porto, encerrar as estações dos CTT da Bolsa, Lordelo do Ouro e São Roque.
A confirmar-se tal intenção, cerca de 70 mil habitantes da cidade do Porto ficariam sem serviço de correios na sua área de residência.
Importa também lembrar que na cidade do Porto, em 2011, foram encerradas sete estações dos CTT e foram removidos 83 marcos dos correios.
Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156ºda Constituição e nos termos e para os efeitos do 229ºdo Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Ministério da Economia e do Emprego o seguinte:
1.ºConfirma este Ministério a informação acima descrita?
2.ºComo justifica este Ministério mais estes encerramentos de estações de correios?
3.ºTendo em conta que a média nacional de habitantes por estação de correios éde 11 941 e na cidade do Porto éde 12 503, tendo em conta que na cidade do Porto estão sediadas 37 mil empresas, tendo em conta que cerca de 50 mil habitantes da cidade têm 65 ou mais anos de idade, como vai este Ministério assegurar o direito ao serviço público de correios na cidade do Porto?

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Assembleia da República