Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Emissões de óxido de azoto

Um ano depois das revelações sobre as fraudes dos motores Diesel da Volkswagen, novos estudos apontam para uma generalização destas práticas envolvendo outras marcas. Segundo o estudo da T&E (Transporte and Environment), 29 milhões de carros Diesel circulam na Europa com emissões de óxido de azoto muito acima das normas regulamentares europeias.

Entre 60 a 80% das viaturas homologadas pelas normas euro5 e euro6 (respectivamente 180 e 80 kg/1000 km em laboratório) emitem mais do triplo dos valores autorizados quando testados na estrada. Exemplos com o da Renault com emissões de NO3 oito vezes superiores à média ou da Fiat, quinze vezes superiores demonstram a dimensão deste tipo de poluição responsável pela morte prematura de 72000 pessoas na Europa todos os anos. O problema advém do aproveitamento das lacunas da legislação que permite uma interpretação lata das situações onde é permitido bloquear o sistema de filtros, designadamente para protecção e segurança do motor.

Pergunto à Comissão Europeia como avalia mais este escândalo e que medidas concretas estão em curso visando combater mais este crime ambiental.

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