Um ano depois das revelações sobre as fraudes dos motores Diesel da Volkswagen, novos estudos apontam para uma generalização destas práticas envolvendo outras marcas. Segundo o estudo da T&E (Transporte and Environment), 29 milhões de carros Diesel circulam na Europa com emissões de óxido de azoto muito acima das normas regulamentares europeias.
Entre 60 a 80% das viaturas homologadas pelas normas euro5 e euro6 (respectivamente 180 e 80 kg/1000 km em laboratório) emitem mais do triplo dos valores autorizados quando testados na estrada. Exemplos com o da Renault com emissões de NO3 oito vezes superiores à média ou da Fiat, quinze vezes superiores demonstram a dimensão deste tipo de poluição responsável pela morte prematura de 72000 pessoas na Europa todos os anos. O problema advém do aproveitamento das lacunas da legislação que permite uma interpretação lata das situações onde é permitido bloquear o sistema de filtros, designadamente para protecção e segurança do motor.
Pergunto à Comissão Europeia como avalia mais este escândalo e que medidas concretas estão em curso visando combater mais este crime ambiental.