Intervenção de

Elaboração do segundo inquérito nacional alimentar<br />Intervenção de Ângela Sabino

Sr. Presidente, Sr. as e Srs. Deputados: Apreciamos hoje uma propos-ta de resolução que recomenda ao Governo a elaboração de um inquérito nacional alimentar. A necessidade de se efectuar este estudo prende-se com a urgência em analisar os hábitos alimentares dos portugueses e avaliar a qualidade dos mesmos, já que o último inquérito data de 1980 e nestes últimos 24 anos se alteraram substancialmente os estilos de vida e hábitos alimentares da sociedade portu-guesa. Resultam deste inquérito um maior conhecimento das boas e más práticas alimentares e a possibilida-de de actuar junto das camadas de risco. Desde a fome até aos maus comportamentos alimentares, existe um campo de trabalho que urge conhecer em detalhe, encontrando soluções nas áreas da prevenção e da educação para uma vida mais saudável. As diferenças sociais e económicas estão mais uma vez na raiz dos problemas acima referidos, sendo imperativo combater as desigualdades em todos os campos em que elas se manifestem. São os mais desfavorecidos que apresentam maiores riscos e hábitos alimentares de menor qualidade. Mas para se poder actuar é preciso saber com exactidão a dimensão e a expressão des-tas questões. Daqui resulta a necessidade de realizar este inquérito. No PCP, entendemos que a saúde e a educação são os dois pilares fundamentais para o desenvolvi-mento harmonioso das sociedades. Por tal, consideramos que o Estado, através da escola pública e dos centros de saúde, tem nestas matérias um papel fundamental, podendo, no que respeita às novas gerações, garantir uma educação que englobe todas as dimensões da vida, assim como, através do Serviço Nacional de Saúde, promover, junto das populações, estilos de vida mais equilibrados. Mas para que tal projecto se concretize são necessários investimentos e uma responsabilização efecti-va do Governo nestas áreas. O País precisa urgentemente de um sistema público de ensino de qualidade e tem de reabilitar o Serviço Nacional de Saúde, assim como de um governo responsável, capaz de cumprir os seus deveres. Pelo exposto, o PCP subscreve o projecto de resolução apresentado pelo Partido Ecologista «Os Ver-des» e salienta a pertinência de, no actual contexto, se efectuar o segundo inquérito nacional alimentar.

• Saúde
  • Intervenções