Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira, Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Efeitos da entrada no mercado europeu da castanha chinesa

Diversas organizações representativas do sector da castanha na Europa (integrando produtores, comerciantes, industriais e prestadores de serviços) têm vindo a chamar a atenção para os efeitos da crescente entrada no mercado europeu de castanha chinesa – uma espécie distinta, de qualidade inferior, facilmente distinguível no consumo em fresco mas que concorre fortemente ao nível do mercado de sub-produtos, cujo peso é determinante para muitas empresas do ramo.

Solicitamos à Comissão Europeia informação sobre a abordagem que tem vindo a ser feita desta problemática e sobre que medidas têm vindo a ser tomadas, ou podem ser tomadas, para defender e valorizar as variedades autóctones europeias e estimular o seu consumo, seja em fresco, seja em produtos transformados.
Que medidas foram ou podem ser tomadas (por exemplo, no plano da informação ao consumidor) para garantir uma escolha consciente e informada quanto à origem geográfica do produto e às características que lhe estão associadas?

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas