Intervenção de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Documento de reflexão sobre o aprofundamento da UEM até 2025

Num momento de impasse onde é por demais evidente a profunda crise deste modelo de integração europeia, este documento de reflexão representa uma verdadeira fuga para a frente. Num momento em que se exigiria uma profunda reflexão sobre o papel da UEM neste longo processo de divergência social e económica, este documento propõe na prática o aprofundamento de todos os factores que estiveram na base de um processo de concentração da riqueza e do rendimento no centro da Europa à custa da periferia.

A Europa não precisa de um ministro europeu das finanças. Não será uma representação única da zona no FMI que irá resolver o desemprego e a dependência económica. A dita capacidade orçamental, seja nos apoios aos desempregados ou nesta ideia de um fundo de investimento europeu, como todos os condicionalismos associados, apenas irá aprofundar o carácter opressivo da zona euro, limitando cada vez mais a autonomia dos estados membros e a sua capacidade de dar resposta às crises de acordo com a sua realidade e a vontade do seu povo.

É hoje uma evidência que a UEM foi e é um projecto político destinado a forçar uma agenda neoliberal da UE. Por isso, o que se impõe como necessário não é o seu reforço, mas antes a sua dissolução, num processo que inclua a recuperação das soberanias monetárias de cada estado e a renegociação das dívidas públicas cujo aumento não pode ser dissociado do euro e da sua governação económica.

• União Europeia
  • Intervenções