Pergunta de no Parlamento Europeu

Discriminações salariais no Grupo BA

Numa reunião no Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira da Marinha Grande, tive conhecimento que o Grupo BA, com produção automática de vidro de embalagem, pratica uma política salarial discriminatória, pagando salários diferentes a trabalhadores com categorias e funções iguais.

No entanto, a empresa recebeu elevados fundos comunitários e teve ganhos da ordem dos 66 milhões de lucros em Portugal, onde detém três empresas do mesmo tipo da Marinha Grande - Vila Nova de Gaia , Amadora(Sotancro). Esta prática de discriminação salarial põe em causa direitos dos trabalhadores, designadamente as classificações profissionais e respectivos salários, não respeitando o principio da igualdade salarial para o mesmo tipo de trabalho.

Assim solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:

1. Tem conhecimento dos apoios comunitários que foram concedidos às empresas do Grupo BA, em Portugal? Quais as condições da atribuição?

2. Que acções serão desenvolvidas para promover a defesa das directivas comunitários na área dos trabalhadores da BA, designadamente o principio " salário igual para trabalho igual"?

  • Trabalhadores
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu