Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Direitos dos pescadores portugueses em França

Segundo informações recebidas do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte, de Portugal, dezasseis pescadores portugueses, associados deste sindicato, que prestam serviço há vários anos para a COMPAGNIE DES PECHES SAINT-MALO, SA, são actualmente vítimas de uma inaceitável discriminação, no que respeita aos direitos sociais e laborais de que podem gozar em França.

Por ter sido atingida, em Abril deste ano, a quota de pesca anual de verdinho (que desceu de 540.000 toneladas em 2010 para 40.100 toneladas em 2011, quota esta que será mantida em 2012), o navio em que trabalhavam cessou a actividade. Em consequência, os trabalhadores que ali prestavam serviço – incluindo franceses, portugueses e polacos – ficaram impossibilitados de retomarem a respectiva actividade. Em razão deste facto foram accionados em França os mecanismos adequados à obtenção das compensações e apoios devidos nestes casos.

No entanto, os pescadores portugueses, apesar de sempre terem cumprido as suas obrigações fiscais e relativas à Segurança Social em França e apesar de terem apresentado toda a documentação necessária, viram recusados os apoios previstos, a pretexto de não terem residência em França. O mesmo não sucedeu em relação aos seus colegas franceses, que já se encontram a receber os devidos apoios. Esta situação colide com as normas e princípios de igualdade de tratamento. Já em 2004 ocorreu uma situação semelhante de paragem, mas então não foram colocados quaisquer obstáculos ao recebimento dos correspondentes apoios sociais.

Em aditamento a uma pergunta anterior sobre este mesmo tema (E-002099/2011), pergunto à Comissão Europeia:
1. Dispõe já de informações mais detalhadas sobre este caso?
2. Que procedimentos e diligências efectuou ou vai efectuar para assegurar que os direitos destes trabalhadores são respeitados, pondo-se fim a esta inaceitável discriminação?

• Trabalhadores
  • Perguntas