Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Direitos de Pensão das Mulheres na Europa de hoje e do futuro

Realizou-se hoje, a propósito das comemorações do dia Internacional da Mulher, um debate organizado pelo GUE/NGL intitulado "Direitos de Pensão das Mulheres na Europa de hoje e do futuro". Neste debate participou a deputada do PCP no Parlamento Europeu, Inês Zuber, coordenadora do GUE/NGL na Comissão para os Direitos das Mulheres e Igualdade de Género.

Foram analisadas algumas das causas das desigualdades entre homens e mulheres ao nível das pensões de reforma: as discriminações salariais de que as mulheres são alvo (na União Europeia recebem, em média, menos 16,4% do que os homens), o facto de terem mais vínculos precários do que os homens e de serem as mais atingidas com o desemprego. Isabel Camarinha, dirigente do CESP/CGTP-IN – (Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Portugueses), evidenciou no debate as consequências das ditas "medidas de austeridade" que estão a ser aplicadas em Portugal na degradação das condições de vida das mulheres portuguesas.

Os intervenientes no debate rejeitaram ainda as medidas preconizadas no Livro Branco sobre as Pensões, apresentado pela Comissão Europeia, que pretendem aumentar a idade da reforma e promover a introdução de sistemas privados para as reformas. Salientaram ainda que o caminho a seguir deve ser o da valorização do direito a uma pensão de reforma digna através do fortalecimento de um sistema público, universal e solidário de Segurança Social.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Trabalhadores