Pergunta ao Governo N.º 1486/XII/2

Dificuldades de empresa no acesso a serviços públicos essenciais

Dificuldades de empresa no acesso a serviços públicos essenciais

Na passada segunda-feira o Grupo Parlamentar do PCP visitou o Matadouro do Litoral Alentejano, S.A.. Esta empresa, localizada na freguesia de Vale de Santiago, concelho de Odemira, a funcionar desde 2012, emprega cerca de 25 trabalhadores e dá respostas importante a necessidades que se verificavam no Sul do país, nomeadamente sul do distrito de Beja e Algarve.
A empresa necessita, como é logico, de fornecimento regular de energia elétrica, mas também de acesso a redes informáticas. Sempre que decorrem os abates estão obrigatoriamente presentes os fiscais da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, que necessitam de ligação informática específica em linha RDIS.
No local onde está o matadouro não existe possibilidade de ligação por linha RDIS e os serviços dos CTT também não fazem distribuição domiciliária de correio. Também os serviços da EDP apresentam grande oscilação na tensão da energia fornecida o que, como é fácil perceber, coloca dificuldades ao regular funcionamento do matadouro.
Posto isto, e com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio perguntar ao Governo, através do Ministério da Economia e do Emprego, o seguinte:
1. O ministério tem conhecimento destes problemas?
2.Como pode intervir para que uma empresa importante para aquela região possa ter condições para o seu normal funcionamento?
3. Está o ministério disponível para realizar essa intervenção?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Assembleia da República