Declaração de voto de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

A detenção de Alexeï Navalny

O regresso, devidamente anunciado, do cidadão russo Alexeï Navalny ao seu país, depois de um período de internamento na Alemanha na sequência de um presumível envenenamento, resultou na sua prisão, por violação dos termos da liberdade condicional em que se encontrava.

Este foi o gatilho para mais uma resolução em que o Parlamento Europeu é parte do processo de ingerência na política interna da Federação Russa, legitimando um cerco económico e militar que a UE, os EUA e a NATO desenvolvem, procurando o controlo dos seus recursos, da sua posição geoestratégica e das suas capacidades de exercer um contrapoder diplomático e militar.

Não se trata de desconsiderar as lutas das populações na Rússia, motivadas pelo sentido predatório de um neoliberalismo que está ao serviço de oligarquias.

Este caso, como casos análogos, é apenas um pretexto para a UE contribuir para a desestabilização da Federação Russa e da sua vizinhança, inserido no exercício constante de ingerência - que passa pelo financiamento directo a personalidades e organizações que se apelidam de independentes, à aplicação de sanções que só sacrificam as populações e à ameaça bélica directa e activa. Urge a defesa do multilateralismo, do direito internacional e do respeito pela soberania dos povos!

• União Europeia
  • Declarações de Voto