Pergunta ao Governo

Despedimentos na Yazaki Saltano, em Ovar

O Grupo Parlamentar do PCP tomou conhecimento de mais um despedimento coletivo na empresa Yazaki Saltano, no concelho de Ovar.

O grupo multinacional Yazaki está espalhado por todo o mundo e é um grande fabricante internacional de diversos componentes. Em Portugal, já possuiu unidades em Vila Nova de Gaia, encerrada em 2008, e em Ovar, chegando a empregar mais de sete mil trabalhadores em 1996.

Em 1998 iniciou um processo de deslocalização e desvio de linhas produtivas, tendo reduzido para cerca de metade o número de trabalhadores.

Desde então, foram já vários os despedimentos desta empresa, entre os quais um desencadeado no ano passado, abrangendo mais de 300 trabalhadores, e o agora anunciado, atingindo mais 164.

Este processo tem um impacto económico e social devastador para a região e para o país, coloca em causa o direito ao trabalho, ao salário e ao rendimento de muitas famílias.

Assim, ao abrigo e ao abrigo da alínea d) do artigo 156.o da Constituição da República Portuguesa, e nos termos e para os efeitos do artigo 229.o do Regimento da Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do PCP solicita ao Governo, por intermédio do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, os seguintes esclarecimentos:

1 - Que conhecimento tem o governo desta situação?
2 - Que medidas vai o governo tomar para salvaguardar todos os direitos dos trabalhadores bem como todos os postos de trabalho?

  • Assembleia da República