Comunicado do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP no PE

Deputados do PCP recebem no Parlamento Europeu representantes do sector do Táxi de Portugal na véspera da “Mega Manifestação dos Táxis Europeus”

Os Deputados do PCP irão receber no Parlamento Europeu (PE) no próximo dia 7 de Setembro, às 18h30 (sala SPINELLI 7F 387), representantes portugueses do sector do Táxi, que se deslocam a Bruxelas para participar na “Mega Manifestação dos Táxis Europeus”, que se realizará no dia seguinte.

Esta manifestação, na qual estarão presentes a Federação Portuguesa do Táxi (FPT) e a Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), foi convocada na sequência do recente escândalo “UBER Files”, que revelou pormenores sobre a forma como os governos europeus asseguraram que esta multinacional se instalasse nos seus países, à revelia das legislações nacionais.

Para além de reivindicar que sejam retiradas consequências concretas das evidências vindas a público, que não deixem os envolvidos impunes, a manifestação apelará à defesa do sector do táxi, contra a liberalização do serviço público por ele prestado e pelo apoio à sua modernização.

No caso de Portugal, é de destacar que a própria UBER considere o nosso país como um “modelo de ouro” na sua estratégia, graças às facilidades que lhe foram garantidas pelos governos PSD/CDS e PS para testar novas soluções e serviços da empresa.

Em Portugal e no PE, o PCP tem intervindo na defesa do sector do táxi, como parte de sistemas de mobilidade centradas no interesse das populações e na promoção do transporte público. Tem-se oposto, nesse sentido, à hegemonização dos serviços de mobilidade pelas multinacionais de plataformas; exigido o cumprimento da legislação nacional, a regulação da operação de transporte de passageiros e o fim das práticas de concorrência desleal; tem proposto medidas concretas de apoio aos impactos da crise nos trabalhadores e nos pequenos e médios empresários do sector. Os deputados do PCP no PE têm abordado a situação destes trabalhadores e destas empresas, bem como a regulação da atividade das empresas de plataformas.

Recentemente, questionaram a Comissão Europeia sobre o caso “UBER files”: https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2022-002582_PT.html.
Os Deputados do PCP no PE estarão representados na “Mega Manifestação dos Táxis Europeus”, dia 8 de setembro, durante a manhã, em solidariedade com as lutas do sector e contra a impunidade que a Comissão Europeia garante às multinacionais de plataformas.

Convida-se a comunicação social a estar presente no encontro que terá lugar no PE – 7 de setembro, 18h30, sala SPINELLI 7F 387 – no qual estas e outras questões serão discutidas e onde será feita uma antevisão da manifestação do dia seguinte.

O deputado João Pimenta Lopes estará disponível para prestar declarações.

• União Europeia
  • Notas de Imprensa