Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Deputado do PCP ao Parlamento Europeu regressa de visita ao Sudão

O deputado do PCP ao Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, regressou hoje, 22 de Dezembro, de uma visita ao Sudão no âmbito de uma delegação do Grupo Confederal da Esquerda Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL).

A visita decorreu na sequência de anteriores delegações a pontos chave das rotas migratórias (Lampedusa, Balcãs, Calais, Jordânia, Turquia e Grécia), e teve como objectivos gerais aprofundar o conhecimento sobre a realidade migratória na região, as relações da UE com o Sudão em matérias migratórias, no enquadramento do processo de Khartoum, do Africa Trust Fund e dos novos acordos de Parceria para as migrações.

A visita incluiu reuniões com a Delegação da UE no Sudão, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, com o Ministério do Interior e o Chefe da polícia com a responsabilidade de lidar com as migrações, com membros da Comissão dos negócios estrangeiros da Assembleia Nacional, com o Centro Sudanês para os refugiados, com a Organização Internacional para as Migrações e com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

O deputado João Pimenta Lopes considerou esta visita relevante para melhor compreender como as políticas de migração da UE, nomeadamente a externalização de fronteiras, estão a afectar as políticas daquele e de outros países no norte de África.

No quadro desta Delegação, o deputado do PCP reuniu ainda com activistas políticos e com a Direcção do Partido Comunista do Sudão, encontros que permitiram um aprofundamento conhecimento sobre o carácter autoritário e opressor do regime político naquele país, os impactos negativos de décadas de destruição da capacidade produtiva do país e do ataque aos direitos do povo e dos trabalhadores, e o processo de oposição alargada e resistência em curso, com vista a uma profunda mudança do rumo de desenvolvimento do país.

• União Europeia
  • Notas de Imprensa