Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Defesa da raça Bísara e do património genético

A defesa do património genético europeu, seja ao nível das espécies animais seja das espécies animais representa um dever que qualquer Estado Membro e constitui um eixo de intervenção fundamental na defesa da biodiversidade e da sustentabilidade do nosso planeta.
A defesa a valorização de espécies autóctones, representam ao mesmo tempo e em muitas regiões deprimidas, uma autêntica alavanca de desenvolvimento na medida em que pode gerar atividades tão diversas como a culinária tradicional, o turismo e a promoção de identidades culturais.
No caso concreto da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, a norte de Portugal, a defesa e valorização da raça Bísara tem merecido particular atenção por parte dos agentes locais com particular destaque para a Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara. Sucede que os apoios previstos no PDR 2020 dedicados aos recursos Genéticos e à Manutenção de Raças Autóctones em Risco estão esgotados desde 2015, não tendo havido mais concursos.
Face a tão importante desígnio, pergunto à Comissão Europeia que apoios suplementares poderão existir para garantir a defesa e valorização deste importante património genético que é também Europeu.

• União Europeia
  • Perguntas