Declaração

Declaração de Voto do deputado<br />Relatório Jutta Haug - Orçamento 2001

Consideramos essencial, face à fixação de novos objectivos para a União Europeia, uma revisão global das perspectivas financeiras, com incidência especial nos capítulos 3 (políticas internas) e 4 (políticas externas). Entendemos, com efeito, que a novas prioridades devem fazer-se corresponder novos recursos financeiros. Neste espírito rejeitamos liminarmente e, antes de mais, as perspectivas de "cortes" na política de cooperação, tal como decorre do anteprojecto da Comissão. E, bem assim, os que se propõem nos domínios do emprego e do ambiente. Como rejeitamos igualmente o "corte" de 300 milhões de euros na agricultura. Aliás e neste último domínio consideramos indispensável a criação de um fundo para fazer face a calamidades no sector primário. Concordamos, por isso, com algumas propostas da relatora. Mas, apesar de melhorias que sugere, elas ficam muito aquém do indispensável. Para além de que algumas das alterações que lhe foram introduzidas, em sede de votação final, limitaram e alteraram mesmo o seu alcance. E não seguimos, ainda, as suas orientações em matéria de política de defesa. Por tais razões votámos contra o relatório, tal qual resultou na sua versão final.

• União Europeia
  • Declarações de Voto