Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Declaração de Voto da deputada<br />Relat?rio Elly Plooij-van Gorsel - "Rumo a um

É importante constatar que, apesar de todas as declarações de intenções das instituições europaeias relativamente à nova economia, da passagem para uma economia digital e baseada no conhecimento, impulsionada pela existência de novos bens e serviços, o esforço global de investigação da União Europeia relativamente ao seu PIB diminui continuamente desde há dez anos, e, em média, a UE dedica apenas 1,8% do seu PIB à investigação, enquanto que os EUA dedicam 2,8% e o Japão 2,9%. Segundo a comunicação da Comissão Europeia, o desfasamento entre o dispêndio total com a investigação pública e privada nos EUA e na UE aumenta continuamente, tendo passado de 12 mil milhões de euros em 1992 para cerca de 60 mil milhões de euros em 1998. Também em termos de emprego, os investigadores representam apenas 2,5 em cada mil dos trabalhadores das empresas na Europa, em comparação com 6,7 em cada mil nos EUA e 6 por mil no Japão. No entanto, sabe-se que a investigação e a tecnologia contribuem entre 25 e 50 por cento para o crescimento económico e são consideravelmente determinantes para a competitividade, o emprego e a qualidade de vida dos cidadãos europeus. Assim, como podem os chefes de Governo dos 15 Estados-membros da União Europeia apostar em conseguir um novo objectivo estratégico para a próxima década de tornar o espaço económico europeu o mais dinâmico e competitivo do mundo baseado no conhecimento e capaz de garantir um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos, e com maior coesão social, se não alterarem significativamente a política de investigação, designadamente os fundos orçamentais que lhes são destinados? É desta forma, com investimento público e garantia do respeito dos direitos dos trabalhadores, e não na insistência na liberalização de sectores básicos e serviços públicos essenciais ou de flexibilização do mercado de trabalho, que se conseguem melhores níveis de desenvolvimento.

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