Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Decisão de não conceder apoios ao Festival Festróia

O Festróia - Festival Internacional de Cinema de Setúbal - realiza-se há 30 anos e é um dos mais importantes e antigos festivais de cinema português e o mais importante na região de Setúbal.

Infelizmente, os organizadores viram-se obrigados a cancelar a edição 31ª do Festival que se iria realizar em 2015. A organização declarou que a o Festróia, que sempre recebeu o apoio máximo ao nível dos fundos europeus - neste caso dos apoios à cultura provenientes do Programa Europa Criativa - não recebeu nenhum apoio para esta edição.

Contraditoriamente, a Comissão Europeia tem afirmado pretender investir cada vez mais no programa Europa Criativa, nomeadamente na área do cinema.

Numa região fortemente atingida pelo desemprego e pela pobreza, este Festival tem, evidentemente, um importante papel na divulgação cultural do cinema português e europeu e na criação do acesso à fruição cultural.

Assim, pergunto à Comissão Europeia:

- Quais as razões da não atribuição de fundos para a realização do Festróia?

- Não considera que esta decisão da Comissão Europeia contribui, não para o enriquecimento cultural das populações, mas para a limitação do seu acesso à cultura?

>
  • Cultura
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu