Intervenção de

Debate sobre GM/Opel

Em Portugal, a Opel tinha, na Azambuja, uma grande fábrica que chegou a empregar cerca de 2000 trabalhadores. Mas encerrou a empresa, abandonou a produção em Portugal transferiu-a para Espanha, deixando um rasto de desemprego de milhares de trabalhadores que directa ou indirectamente foram afectados por esta estratégia da Opel. Registe-se que não fez isto por causa dos salários, que em Portugal eram mais baixos do que em Espanha. Fê-lo por uma estratégia de concentração da produção, indiferente às consequências sociais da sua decisão.

É, pois, necessário ter em conta estes antecedentes da Opel e agir eficazmente no controlo das ajudas estatais à Opel, dos apoios às multinacionais. Agir na defesa da produção industrial, dos direitos dos trabalhadores e das populações das zonas afectadas e garantir aos sindicatos e outros representantes dos trabalhadores uma intervenção eficaz nestas decisões.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Trabalhadores