Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral, Comício CDU

Dar mais força à CDU é apoiar o alargamento do Passe Social Intermodal para todas as carreiras e operadores em toda a Área Metropolitana de Lisboa

[excerto]

Vamos para esta fase final da batalha eleitoral com redobrada confiança de que é possível assegurar a viragem na vida do concelho de Vila Franca de Xira a que todos aspiramos.

Uma aspiração realizável, convictos que estamos que as populações deste concelho vão apoiar e reforçar a CDU, a única alternativa credível capaz de retomar com trabalho, dedicação e competência o desenvolvimento sustentado do concelho e a promoção de uma elevada qualidade de vida para as suas populações.

Por isso aqui estamos, para devolver Vila Franca de Xira a uma gestão vinculada aos valores de Abril, aquela gestão que assegurou um inegável progresso e desenvolvimento local.

Agora que entramos na derradeira fase desta importante batalha eleitoral não podemos descansar.

Não se pode um só voto necessário para concretizar a mudança! É preciso levar este esforço até ao fim!

A conquista dos votos que ainda podem estar a faltar para a vitória é agora, e mais do que nunca, uma tarefa de todos os que aspiram a ver Vila Franca seguir em frente numa via de mais progresso e desenvolvimento!

Precisamos de continuar o trabalho de mobilização e convencimento do voto na CDU por todo o lado!

Vila Franca de Xira precisa, mais do que nunca, de uma gestão CDU. Precisa de uma gestão que rompa com o imobilismo em que se encontra. Precisa de um projecto que relance o seu desenvolvimento, como o afirmou aqui a nossa candidata à Presidência da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Regina Janeiro!

(...)

Por isso, estamos nestas eleições afirmando com convicção de que em toda a parte a CDU vale a pena, particularmente aqui neste concelho, para que Vila Franca de Xira veja regressar uma gestão séria e competente que só a CDU está em condições de assegurar de novo!

(...)

O problema da mobilidade e do direito ao transporte assume hoje, para centenas de milhares de pessoas da área metropolitana de Lisboa, uma expressão dramática.

Falta de meios de transporte, degradação da qualidade, fiabilidade e segurança, aumento dos custos, redução da oferta, são o efeito conjugado da privatização de parte significativa dos meios rodoviários de transporte e do abandono pelo Estado do Transporte Público.

É necessário inverter este rumo. Não se podem encher páginas de apelos à mobilidade sustentável, à redução do uso do transporte individual ou ao incremento do transporte público, e depois nada fazer.

A resposta ao problema dos transportes exige uma visão metropolitana. É necessário investir na modernização das empresas de transportes públicos e assegurar que o Estado retoma e preenche a oferta de transporte, com a integração dos trabalhadores e do serviço da Fertagus na CP, e com a criação de operadores públicos para o transporte rodoviário, revertendo o caminho da privatização e desmantelamento da Rodoviária Nacional.

Um direito à mobilidade que passa também por aumentar a oferta e reduzir o custo dos transportes assegurando, como o PCP propôs, o alargamento do passe social intermodal.

Dar mais força à CDU é apoiar essa proposta que o PCP apresentou na Assembleia da República, de alargamento do Passe Social Intermodal para todas as carreiras, para todos os operadores e para todos os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.

Proposta de largo alcance económico e social, que abrangeria uma população de quase 900 mil pessoas garantindo maior oferta, com menos custos, e que teria como consequência o aumento do número de passageiros, reduzindo a utilização do transporte individual, mas que foi chumbada na AR, porque não foi apoiada nem por PS, nem pelo Bloco de Esquerda.

A população do concelho de Vila Franca de Xira sabe bem o que custa o passe para se deslocar no interior do concelho ou para Lisboa.

É preciso perguntar ao PS, que ainda governa a Câmara Municipal, e que tem portanto responsabilidades na defesa dos seus munícipes, porque razão impediu que se desse este importante passo na resolução de tão candente problema.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Poder Local e Regiões Autónomas