Intervenção de

Crise no sector leiteiro

Mais uma vez, só posso lamentar as posições do Conselho e o que acaba de ser dito pela Senhora Comissária, que persiste em não ir ao fundo da questão, em não reconhecer a necessidade de rever as decisões tomadas sobre o desmantelamento das quotas do leite, e, pelo contrário, quer prosseguir na desregulamentação do sector contra os agricultores.

Por isso, insistimos na defesa da necessidade da manutenção do sistema de quotas, embora com reajustamentos, adaptadas às necessidades de cada país, incluindo a anulação do aumento anual de 1% até 2015.

Não acha que, num momento de crise tão grave do sector leiteiro, mais importante do que a desregulamentação do sector e a liberalização do comércio internacional é a defesa da agricultura e da fileira do leite nos Estados membros visando a promoção do mundo rural e do emprego com direitos?

Não considera essencial criar, ao nível comunitário, um Fundo Extraordinário de apoio ao sector leiteiro, com incidência sobre os produtores e países mais afectados, e a definição de novas ajudas para a produção de leite e carne? Nós consideramos que é necessário e urgente.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Intervenções