O mercado da carne de suíno da União deteriorou-se ao longo dos anos de 2014 e 2015. Nos últimos meses de 2015, a situação agravou-se com um excesso de oferta estrutural e uma procura insuficiente causada pela conjugação do embargo russo (cujo prolongamento por mais um ano foi já anunciado) com a diminuição do consumo resultante das políticas de austeridade. Refira-se que, à semelhança de outras produções pecuárias, a suinicultura caracteriza-se pelo seu ciclo longo de produção e pelo elevado nível de investimento em equipamentos.
A Comissão Europeia anunciou um reforço nos apoios à armazenagem privada de carne suína. Pergunto à Comissão Europeia quando pensa lançar as candidaturas ao abrigo deste novo reforço.
A Comissão Europeia anunciou em Setembro de 2015 a criação de um grupo de alto nível destinado a melhorar o funcionamento da cadeia de abastecimento alimentar em benefício dos produtores. Pergunto qual o ponto de situação desta frente de trabalho.
Tendo em conta o carácter temporário e insuficiente destas medidas incluindo as do regulamento delegado 2015/1853, pergunto à Comissão Europeia que medidas pensa tomar com vista à criação de uma solução duradoura que reequilibre o mercado de carne de suíno e permita uma justa remuneração aos produtores.