Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Crise da produção de azeitona em Trás-os-Montes

A seca extrema em Portugal já está a provocar grandes quebras na produção de azeite na região de Trás-os-Montes e os olivicultores anteveem já uma má campanha. Recorde-se que, a Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca prevê que nos próximos três meses se estenda a propensão de pouca chuva e temperaturas altas.
Segundo a Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD), mesmo que venha a chover, o cenário não vai alterar-se nem vai ter consequências no calibre do produto. Mesmo se vier a chuva ela vai engordar a nível de água e não a nível de gordura/azeite. Anunciam-se assim quebras de 70% da produção de azeite. Uma quinta que em média colha 60 a 70 toneladas de azeitona, deverá recolher este ano apenas cerca de 10 toneladas.
Pergunto à Comissão que ajudas existem ao nível da UE para além do Fundo de Solidariedade da União Europeia, em que medida este possa ser adaptado a esta situação concreta dos produtores de azeitona

• União Europeia
  • Perguntas