Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Cortes no Horizonte 2020

No quadro da criação do FEIE (fundo europeu de investimentos estratégicos) e da necessidade do seu financiamento, foram retirados ao programa Horizonte 2020 2,2 mil milhões de euros. A justificação dada baseou-se na convicção de que o FEIE comportaria projectos com uma componente de inovação e investigação similar ao Horizonte 2020.

O programa Horizonte 2020 foi desenhado de acordo com um financiamento de 100 mil milhões de euros, reduzidos para 70 mil milhões na aprovação do quadro plurianual e posteriormente amputado de 2,2 mil milhões para financiar o EFSI. Neste momento, existe uma forte procura ao nível dos projectos do Horizonte 2020, com uma taxa de absorção de 100% segunda a DG RTD.

Pergunto à Comissão Europeia qual o balanço possível até agora quanto à componente em investigação e desenvolvimento nos projectos aprovados no quadro do FEIE.

Pergunto igualmente se, face à grande procura do programa e tendo em conta que o orçamento anual do Horizonte 2020 ainda se encontra muito abaixo do último ano do FP7 (2013), está na disposição de reforçar o programa com meios suplementares pelo menos ao nível do montante retirado em benefício do FEIE.

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu