Pergunta ao Governo N.º 499/XII/1

Corte de verbas para contratação de enfermeiros e administrativos pelo ACES Serra de Aire

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo tornou pública uma informação que recebeu em reunião realizada com o Coordenador do Agrupamento de Centros de Saúde “Serra d’Aire” segundo a qual esse Agrupamento vai sofrer um corte de 60 por cento da verba para contratação de enfermeiros e administrativos.
A concretizar-se no quarto trimestre do presente ano o corte de 60 por cento da verba que tem vindo a ser paga a uma empresa de prestação de serviços para contratação de enfermeiros e administrativos pelo ACES Serra de Aire, essa decisão porá seguramente em causa a prestação de cuidados de saúde aos utentes de saúde da região e traduzir-se-á em sobrecarga dos serviços de urgência hospitalares, no aumento dos tempos de espera e em maior sofrimento para as populações.
Nestes termos, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, pergunto ao
Ministério da Saúde se confirma a intenção de reduzir em 60 por cento a verba para a contratação de enfermeiros e administrativos pelo ACES Serra de Aire e, caso confirme, que serviços vão ser afectados e que medidas vão ser tomadas para minorar os prejuízos causados aos utentes por essa decisão.

• Saúde
  • Perguntas ao Governo