Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Contributo das instituições europeias para a consolidação e progresso do processo de Bolonha

Este relatório tenta "remediar" ou ocultar algumas das consequências mais gravosas do Processo de Bolonha - a dificultação no acesso ao Ensino Superior daqueles que têm menos condições económicas e que não podem comprar os "produtos" em que se tornaram hoje os pacotes de "ciclos" do ensino superior. Inverteu-se o paradigma da educação enquanto direito que deveria ser garantido a todas as pessoas para passar a existir um "mercado" de conhecimento e uma nova oportunidade de negócio. O tão proclamado objectivo da mobilidade dos estudantes ficou pelo caminho pois, como o próprio relatório reconhece, as taxas de mobilidade são baixas. Tenta-se harmonizar a estrutura de conhecimentos e até de conteúdos, ignorando as especificidades do sistema educativo de cada país, numa tendência para a formação profissionalizante ao invés da "educação" integrada. A qualidade da educação diminui ao mesmo tempo que muitos estudantes são obrigados a endividarem-se para terem acesso a um direito fundamental. O que é necessário, como defendemos na nossa proposta de resolução alternativa é que exista, sim, cooperação entre Estados-Membros ao nível do ensino superior, mas que tal seja feito garantindo o direito de todos a um ensino superior público, gratuito e de qualidade.

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