As acções de carácter golpista levadas a cabo pelas forças mais reacionárias e fascistas brasileiras, num processo que tem sido dirigido por Bolsonaro, e que atentam contra a democracia do Brasil, merecem a nossa firme e veemente condenação.
O principal objetivo deste assalto às instituições federais do Brasil, promovido pelos grandes interesses económicos, alguns sectores militares e importantes meios de comunicação social, foi o de desrespeitar a vontade do povo brasileiro expressa nas urnas, criando as condições que servissem de pretexto para uma intentona golpista e a imposição de um poder de cariz fascista.
É essencial para a defesa da democracia no Brasil, o cabal apuramento dos factos pelas autoridades brasileiras e a condenação e punição dos responsáveis pela instigação, promoção e participação directa nas acções golpistas e reaccionárias.
Daqui reafirmamos a nossa solidariedade a Lula da Silva e a todas as forças democráticas e progressistas brasileiras que se empenham na luta por um Brasil mais justo, democrático, desenvolvido e soberano, que concretize as aspirações do povo brasileiro.