Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Ilda Figueiredo, João Ferreira no Parlamento Europeu

Continuação de bárbaras violações de Direitos Humanos na Colômbia

Na Colômbia, continuam as execuções sem julgamento (muitos deles assassinatos políticos, nomeadamente de sindicalistas, jornalistas e professores), sequestros, violência contra mulheres e homens. As forças paramilitares, incentivadas e toleradas pelo Governo, são os maiores responsáveis por estas atrocidades.

Por outro lado, são descobertos macabros esquemas por parte do exército, que raptou centenas de jovens desempregados e delinquentes comuns, assassinando-os e vestindo-lhes fardamento de guerrilha, com o intuito de os apresentar como "prova" de vitória no conflito armado. Ou casos como o do preso político Diomedes Carvajalino, que foi capturado pelo exército e barbaramente torturado, esfaqueando-lhe os dedos um a um, arrancando-lhe as unhas uma a uma, arrancando-lhe um olho com uma faca e ainda ferindo-o gravemente, encarcerando-o desde 2002 sem o apoio médico necessário, com a conivência do Governo colombiano, ao arrepio da própria Constituição do país e desrespeitando completamente o direito internacional.

Assim, perguntamos à Comissão:

1. Que informações dispõe sobre estes actos?

2. Para quando uma firme condenação por parte da UE às torturas, assassinatos e outros desrespeitos dos direitos humanos na Colômbia, pondo fim à hipocrisia que tem sido a sua posição face a esta situação?

3. Que implicações daqui retira quanto ao futuro do Acordo de Associação UE-Colômbia?

• União Europeia
  • Perguntas