, Contacto com trabalhadores e visita às Minas da Panasqueira, inserido na Acção Nacional do PCP «Mais força aos trabalhadores».

Contacto com trabalhadores das Minas da Panasqueira

Contacto com trabalhadores das Minas da Panasqueira

Nós que estamos a dedicar este nosso dia de ligação à realidade, aos trabalhadores e à produção nacional. Aqui nas Minas da Panasqueira, nesta importante unidade de extração, este que é um sector muito importante da nossa sociedade, da nossa economia.
Achamos que o país tem condições para continuar a aumentar a sua produção, também nesta frente, que se enquadra nesta nossa ação "Dar mais força aos trabalhadores."
Este é o elemento estruturante para pôr isto tudo a funcionar e a andar, a valorização dos trabalhadores, melhores condições de trabalho e melhores salários para todos os trabalhadores e em particular com os mineiros, gente que tem uma vida carregada, muito sofrida, muito dura, um trabalho muito duro, e portanto merece respeito, merece dignidade, mas também merece acima de tudo, aquilo que lhes paga as contas, que é salários, naturalmente que essa é que a grande questão que se coloca. Num momento em que nós vivemos de facto numa profunda injustiça do ponto de vista social, onde os grandes grupos económicos detêm uns milhões de euros de lucros por dia.
Não é coisa pouca, não é? Convenhamos.
Os salários dos trabalhadores não acompanham o aumento da inflação, ao mesmo tempo que os grupos económicos vão concentrando.
Esses sim são os grandes defensores da guerra, que ganham com ela e com o seu desenvolvimento, que vão concentrando em si a riqueza criada pelos trabalhadores.
E portanto viemos aqui, tivemos uma visita à mina, foi pena não pudermos ir ao poço, por razões técnicas, mas cá voltaremos certamente.
Um contacto com os trabalhadores muito vivo, saímos daqui com confiança e com uma determinação muito grande de que o país tem condiçõespara se desenvolver.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Trabalhadores
  • Central
  • trabalhadores