Pergunta ao Governo N.º 966/XII/3.ª

Construção do Acesso à A28 na Freguesia de Darque, Viana do Castelo

Construção do Acesso à A28 na Freguesia de Darque, Viana do Castelo

A construção do acesso de ligação da Freguesia de Darque à autoestrada 28 (A28) tem sido uma promessa de sucessivos Governos, mas nunca concretizada. A construção deste nó de ligação permitira ligar a A28 à Zona Histórica de Darque assim como à zona comercial e empresarial existente nesta freguesia. De acordo com as informações recolhidas, esta ligação teria uma extensão de 0,6 Km.
A não construção deste nó de ligação causa sérios prejuízos às populações e condiciona o trânsito na zona envolvente, o qual é ainda mais intenso desde que foi colocado o pórtico da portagem da A28 junto a Darque, sendo que as pessoas utilizam mais esta via para evitar o pagamento de portagens.
O protelamento da construção desta ligação, a par de outras no distrito de Viana do Castelo, não é alheio à opção política do Governo PSD-CDS/PP assente na redução brutal do investimento público que tem tradução na regressão na dotação do país das necessárias infraestruturas básicas não só para assegura a qualidade de vida das populações como também fator promotor de desenvolvimento da produção nacional e do ordenamento equilibrado do território.
Desde a assinatura do pacto de agressão por PS. PSD e CDS-PP e por opção política do atual Governo tem-se assistido a uma paralisação e abandono de obras e projetos essenciais às populações de que a situação que agora se descreve é um bom 3xemplo.
Pra o PCP a construção deste acesso é fundamental para as populações mas também para fomentar o desenvolvimento económico da região.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais em vigor, solicito ao Governo, através do Ministério da Economia, que me preste os seguintes esclarecimentos:
1 O Governo tem prevista a construção desta ligação? Se sim, quando é que se dará início às
obras?
2. Na semana finda (27 a 31 de janeiro), foi tornado público o relatório final do grupo de trabalho para as infraestruturas de elevado valor acrescentado, sendo que do conjunto dos projetos apresentado, dois são relativos ao setor rodoviário, mas não contemplam esta ligação, Qual a razão para este acesso não estra contemplado?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Assembleia da República