Pergunta ao Governo N.º 3341/XII/1

Construção do Centro de Saúde de Sines, no Concelho de Sines, Distrito de Setúbal

Construção do Centro de Saúde de Sines, no Concelho de Sines, Distrito de Setúbal

Há muito que a população de Sines reivindica a construção de novas instalações para o Centro de Saúde de Sines, visando criar condições de trabalho adequadas para os profissionais de saúde e para a prestação de cuidados de saúde aos utentes. As atuais instalações do centro de saúde são bastante inapropriadas para o fim a que se destinam (por exemplo, há 3 gabinetes médicos sem pontos de água), para além de terem carácter provisório desde sempre.
Sucessivos Governos comprometeram-se junto da população e dos profissionais de saúde a construir o centro de saúde. Durante muitos anos teve verba inscrita no PIDDAC, sem no entanto ter sido executada. Mais recentemente o projeto para a construção do centro de saúde foi submetido a candidatura ao QREN, tendo sido aprovado. Entretanto, por decisão do Governo PSD/CDS-PP, o projeto foi suspenso, aguardando autorização do Governo para a sua concretização.
Os estudos e projetos que suportam a sua construção estão concluídos, podendo iniciar-se o processo de discussão pública. Estava ainda previsto a abertura de concurso para a obra em Setembro de 2012.
O investimento previsto para a construção e aquisição de equipamento é de 1,6 milhões de euros. Com uma taxa de financiamento aprovada no âmbito do QREN de 85%, a comparticipação do Estado é de 15%, o que corresponde a cerca de 250 mil euros.
A população não compreende que após 30 anos de luta pela construção do Centro de Saúde de Sines, reconhecida a sua necessidade urgente, num processo de vários avanços e recuos, com projeto aprovado pelo QREN e financiado a 85%, o Governo suspenda o processo, sem justificação e adiando indeterminadamente, mais uma vez, a sua concretização. O Governo decidiu suspender o investimento ao nível do QREN, sem apresentar uma solução ou perspetiva para a construção do Centro de Saúde de Sines.
Esta decisão enquadra-se na política do Governo, de reduzir brutalmente no investimento público, que neste caso, não resolve um problema que persiste há décadas. A diminuição do investimento público tem reflexos negativos ao nível do desenvolvimento e no cumprimento dos direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa.
Para o PCP é urgente a construção das novas instalações do Centro de Saúde de Sines.
Exigimos que o Governo honre os compromissos assumidos.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo, que por intermédio do Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Porque decidiu o Governo suspender o projeto de construção do Centro de Saúde de Sines, aprovado pelo QREN, com uma taxa de financiamento de 85%?
2.Está o Governo disponível para suportar os 15% do investimento que lhe cabe, garantindo assim a execução da obra?
3.Quando pretende o Governo cumprir os compromissos assumidos e construir o Centro de Saúde de Sines? Qual a perspetiva de calendário?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo