Pergunta ao Governo N.º 1577/XII/3.ª

Construção de um novo Centro de Saúde no Alto Seixalinho, Concelho do Barreiro, Distrito de Setúbal

Construção de um novo Centro de Saúde no Alto Seixalinho, Concelho do Barreiro, Distrito de Setúbal

Tivemos conhecimento que o Governo se prepara para encerrar o Centro de Saúde do Bocage em maio de 2014. O encerramento deste centro de saúde coincide com a abertura do novo Centro de Saúde em Santo António da Charneca. Assim, a partir de maio os utentes do Centro de Saúde do Bocage são transferidos para o Centro de Saúde da Quinta da Lomba, e por sua vez, parte dos utentes deste centro de saúde serão transferidos para o novo Centro de Saúde em Santo António da Charneca.
O Centro de Saúde do Bocage tem cerca de 14 mil utentes, dos quais 6250 utentes não têm médico de família. O número de utentes sem médico de família irá aumentar brevemente, com a previsível saída de dois médicos, por motivos de aposentação, para 9336 utentes.
Neste centro de saúde verifica-se uma carência de profissionais de saúde, de médicos (existem cinco, mas passarão a três), de enfermeiros e de administrativos.
O Centro de Saúde do Bocage dista cerca de três quilómetros do Centro de Saúde da Quinta da Lomba, o que constitui mais um elemento que dificulta o acesso dos utentes aos cuidados de saúde. Esta deslocação implica custos acrescidos para os utentes.
A população do Alto Seixalinho no Barreiro reivindica a construção de novas instalações para substituir o atual Centro de Saúde do Bocage, num terreno já cedido pelo Município do Barreiro, atendendo à desadequação das atuais instalações.
Soubemos que não há previsão de construção das novas instalações para o Centro de Saúde do Bocage. Considerando a proximidade que os cuidados de saúde primários devem ter à população que abrange e a garantia da acessibilidade aos cuidados de saúde, entendemos que a construção das novas instalações do Centro de Saúde do Bocage é a solução para assegurar
o direito à saúde à população do Alto Seixalinho e que as atuais instalações do centro de saúde se devem manter funcionamento enquanto não for construído o novo centro de saúde.Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Confirma o encerramento do Centro de Saúde do Bocage e a transferência dos utentes para o Centro de Saúde da Quinta da Lomba?
2.Porque entende o Governo que não se justifica a existência de um centro de saúde no Alto Seixalinho, atendendo à proximidade que os cuidados de saúde primários devem ter junto da população que abrangem?
3.Atendendo à reivindicação da população do Alto Seixalinho, o Governo disponibiliza-se para analisar a acessibilidade à saúde e ponderar a construção de novas instalações para substituir o Centro de Saúde do Bocage e manter este funcionamento enquanto não existirem novas instalações?

  • Saúde
  • Assembleia da República