Pergunta ao Governo N.º 836/XII/3

Construção da Unidade de Saúde de Vilar de Andorinho

Construção da Unidade de Saúde de Vilar de Andorinho

AFreguesia de Vilar de Andorinho, com uma população decerca de 38.000 habitantes, dispõe de uma Unidade de Saúde - Extensão de Soares dos Reis em Vila Nova de Gaia.
A Unidade de Saúdeestá instaladanoedifício sede da Junta de Freguesia, na Praceta Escultor Alves de Sousa, dispondo de um exíguo espaço com cerca de 50m2, no referido edifício.
EstaUnidade de Saúde estáincorporada no ACES - Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto VII - Gaia, fazendo parte do Centro de Saúde de Soares dos Reis/Oliveira do Douro - Unidade de Saúde de Soares dos Reis.
A Unidade de Saúde de Vilar de Andorinhoconta no seu quadro com 2 médicos, um a tempo inteiro e, outro, a tempo parcial, estando esteatualmente de licença sem vencimento, tendo já sido substituído pordiversas vezes poroutros médicos, uma enfermeira, uma funcionária da limpeza (auxiliar de ação médica) e uma administrativa, para dar resposta aos cerca de4.000
utentes inscritosnestaunidade de saúde.
A Unidade de Saúde de Vilar de Andorinho funciona de segunda a sexta-feira das 08h30 às 17h30, dispondo somente das especialidades de medicina geral e familiar.
De salientar que num dos gabinetes médicossão frequentes as infiltrações de águaspluviais, deixando o chão do mesmo completamente alagado quando chove.
Informa-se ainda o Governo que existe já um terreno destinado à construção de um novo centro de saúde, que sirva a freguesia de Vilar de Andorinho com dignidade e projeto já aprovado para a construção do mesmo.
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que,por intermédio do Ministério da Saúde Interna nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Tem o Governo intenção de construir este Centro de Saúde em Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia?
2. Para quando o início e o término da construção deste equipamento de saúde?

  • Saúde
  • Assembleia da República