A última acção de campanha em que participou o Secretário-Geral do PCP, na noite de sexta-feira, em Évora, foi vivida de forma intensa e em ambiente de grande entusiasmo e alegria. E sobretudo de confiança, confiança na concretização dos objectivos definidos pela CDU: a eleição de João Oliveira como presidente da Câmara Municipal de Évora.
Mesmo na ponta final de uma campanha marcada pela proximidade e pelo esclarecimento e a mobilização, foi essa a tónica prevalecente neste comício que fez transbordar o Teatro Garcia de Resende: a confiança de que no domingo haverá reconhecimento pelo trabalho de qualidade desenvolvido pela gestão CDU em prol dos eborenses e da sua terra. Mas para isso é preciso também que não falte nenhum voto na CDU, é preciso que até domingo não seja desperdiçada nenhuma oportunidade - “nos dois mil minutos que faltam até às 19 horas de domingo”, como realçou o Secretário-Geral do PCP -, de, em cada conversa, esclarecer um amigo, um familiar, um simples conhecido. Daí o veemente apelo ao voto na CDU para uma maioria reforçada, feito quer por Paulo Raimundo quer por João Oliveira, dois dos oradores do comício do qual intervieram, ainda Rui Dinis, mandatário concelhio, e a dirigente nacional do PEV Heloísa Apolónia.
Mas a alicerçar a confiança que se respirou na histórica sala estava também a convicção - após semanas de uma grande campanha erguida a pulso pelos candidatos e por dezenas e dezenas de activistas – de que o projecto da CDU é o único que verdadeiramente dá garantias de, em todas as circunstâncias, pautar a sua acção pela defesa intransigente dos serviços públicos, dos direitos dos trabalhadores e da população, nomeadamente da habitação, da saúde, da mobilidade, do ambiente, da cultura e desporto para todos. Por outras palavras, como foi sublinhado por João Oliveira, este é o projecto construído em diálogo com a população, o único capaz de encetar o “novo ciclo de desenvolvimento” que incorpora valores de justiça social e solidariedade – e por isso é sustentável e está carregado de futuro.